Resumo:
Ao considerar o Libro de Buen Amor de Juan Ruiz como uma obra de excelência estética capaz de representar a sociedade medieval espanhola, propomos nesse trabalho, apresentar uma proposta de letramento literário para o ensino médio a partir da leitura de dois fragmentos presentes no livro. Por conseguinte, lançamos a seguinte pergunta de pesquisa: como desenvolver o letramento literário nas aulas de ELE através do Libro de Buen Amor? Para responder ao questionamento, delimitamos os seguintes objetivos específicos: (a) refletir sobre o letramento literário e a ludicidade na aula de ELE a partir da literatura medieval; (b) proporcionar aos alunos de ensino médio uma experiência com a leitura literária; (c) analisar a representação das personagens femininas em dois fragmentos; (d) desenvolver uma proposta didática com base no método performático. Teoricamente nos baseamos, sobretudo, nos estudos de Rildo Cosson (2006-2017), Paul Zumthor (1997-2007), Adilson de Carvalho (2016), Virginia Woolf (2019), Menéndez e Pelayo (1911), entre outros. Em suma, nos convém apontar que esse estudo proporciona um diálogo sobre a representação da mulher da Idade Média em comparação com a da sociedade contemporânea, resultando em uma proposta didática teatralizada com ênfase na autonomia dos estudantes que desemboca no protagonismo estudantil preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Descrição:
ARAÚJO, A. C. V. Representação da mulher no Libro de Buen Amor: uma proposta didática para o ensino médio. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.