Resumo:
A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa essencial da formação acadêmica, exigindo do estudante competências que transcendem a técnica, como autonomia intelectual, senso crítico e maturidade emocional. Nesse processo, destaca-se a liderança pedagógica exercida pelo orientador, que influencia diretamente a qualidade do trabalho e a vivência do estudante. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as implicações da liderança do orientador na relação com o orientando durante a elaboração do TCC, a partir de uma análise da literatura. Adotou-se a metodologia de revisão bibliográfica, reunindo e sistematizando contribuições teóricas sobre a orientação acadêmica e seus desdobramentos. As conclusões indicam que a atuação do orientador, quando pautada em uma liderança sensível, dialógica e formativa, potencializa não apenas os resultados acadêmicos, mas também o desenvolvimento emocional e profissional do discente. Fatores como empatia, escuta ativa, devolutivas estruturadas, uso de tecnologias e clareza de papéis se mostraram decisivos para a efetividade da orientação. Dificuldades institucionais como sobrecarga docente e ausência de reconhecimento da orientação como atividade estratégica reforçam a necessidade de políticas de apoio que valorizem essa liderança pedagógica.
Descrição:
GOMES, Pedro Hugo Guimarães. Liderança pedagógica na orientação de tcc: Implicações na relação entre orientador e orientando - uma revisão bibliográfica. 2025. 23f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.