UEPB - Repositório Digital

Liderança pedagógica na orientação de tcc: implicações na relação orientador e orientando – uma revisão bibliográfica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Pedro Hugo Guimarães
dc.date.accessioned 2025-08-18T13:14:44Z
dc.date.available 2025-08-18T13:14:44Z
dc.date.issued 2025-06-06
dc.identifier.other CDD 658.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34571
dc.description GOMES, Pedro Hugo Guimarães. Liderança pedagógica na orientação de tcc: Implicações na relação entre orientador e orientando - uma revisão bibliográfica. 2025. 23f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa essencial da formação acadêmica, exigindo do estudante competências que transcendem a técnica, como autonomia intelectual, senso crítico e maturidade emocional. Nesse processo, destaca-se a liderança pedagógica exercida pelo orientador, que influencia diretamente a qualidade do trabalho e a vivência do estudante. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as implicações da liderança do orientador na relação com o orientando durante a elaboração do TCC, a partir de uma análise da literatura. Adotou-se a metodologia de revisão bibliográfica, reunindo e sistematizando contribuições teóricas sobre a orientação acadêmica e seus desdobramentos. As conclusões indicam que a atuação do orientador, quando pautada em uma liderança sensível, dialógica e formativa, potencializa não apenas os resultados acadêmicos, mas também o desenvolvimento emocional e profissional do discente. Fatores como empatia, escuta ativa, devolutivas estruturadas, uso de tecnologias e clareza de papéis se mostraram decisivos para a efetividade da orientação. Dificuldades institucionais como sobrecarga docente e ausência de reconhecimento da orientação como atividade estratégica reforçam a necessidade de políticas de apoio que valorizem essa liderança pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª. Ma. Cléssia Fernandes de Brito Santiago pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Relação orientador-orientando pt_BR
dc.subject Orientação de TCC pt_BR
dc.subject Metodologia Científica pt_BR
dc.subject Desafios na orientação pt_BR
dc.title Liderança pedagógica na orientação de tcc: implicações na relação orientador e orientando – uma revisão bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta