Resumo:
Evidencia-se que o empreendedorismo, como estratégia de mercados, torna-se um fator
relevante no desenvolvimento das organizações, ao deduzir que se torna um instrumento
favorável que colabora com o desenvolvimento das estratégias nas transações comerciais dos
empreendimentos. Como as aplicações do empreendedorismo schumpeteriano se manifestam
em diferentes contextos econômicos e setores industriais, e quais são as vantagens competitivas
resultantes dessas inovações? O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da
literatura sobre o empreendedorismo inovador no contexto schumpeteriano, investigando como
suas aplicações se manifestam em diferentes contextos nacionais e quais vantagens
competitivas resultam dessas inovações. A pesquisa empregada foi utilizada uma revisão
sistemática da literatura, de natureza qualitativa, como método central para investigar o
"Empreendedorismo inovador na visão schumpeteriana". A busca pelos artigos foi realizada
nas bases de dados Periódicos CAPES (via Comunidade Acadêmica Federada - CAFe),
Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Web of Science. O período de busca
compreendeu os meses de setembro a dezembro de 2024 e abril de 2025. Para que o
empreendedorismo inovador possa se desenvolver de maneira eficiente, é preciso que haja um
ambiente propício à inovação, com investimentos em pesquisa e desenvolvimento e um
ecossistema empreendedor que favoreça a troca de ideias e o surgimento de novos negócios.
Dentro os principais resultados, conclui-se que, este é um conceito utilizado em grande parte
de organizações empresariais de larga escala e já consolidadas, sendo que a inovação contínua
surge como uma forma de se manter em constante mudança para a melhoria de seus processos
e a sua manutenção no mercado e se tratado da visão de Schumpeter, sua utilização beneficia
todos os setores de sua aplicabilidade. Portanto, na visão de Schumpeter, a inovação não vem
de uma necessidade espontânea do mercado, mas da ação do empreendedor, que antecipam e
orientam os desejos dos consumidores.
Descrição:
LEMOS, Raul Alves de. Empreendedorismo inovador Schumpeteriano: revisão sistemática da literatura. 2025. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.