Resumo:
Esta pesquisa examina o seguimento de adaptação de crianças de 0 a 3 anos de idade em uma
creche, com foco nas estratégias adotadas pelas educadoras e na contribuição entre pais e
escola. Foi realizada uma revisão de literatura para explicar o tema e delimitar categorias
chave, quanto a afetividade e a sintonia entre pais, crianças e educadores, onde promovem
uma passagem mais tranquila para o âmbito escolar. A metodologia descritiva envolveu a
aplicação de questionários com cinco professoras de uma creche do brejo paraibano,
integrando abordagens quantitativas e qualitativas para uma análise completa das percepções
e práticas das educadoras. Os resultados revelaram que a maioria das professoras considerou a
adaptação das crianças um desafio devido ao choro constante e à ansiedade, princípios
atribuídos à separação dos pais e ao novo âmbito escolar. Estratégias que a execução parcial
de rotinas ajudou a diminuir a transição, ganhando a segurança das famílias e promovendo um
acesso mais eficaz. Embora tenha sido identificada a relevância da participação dos pais, esta
foi limitada, o que impactou o seguimento adaptativo das crianças. Conclui-se que a
adaptação inicial na educação infantil é emotivamente exigente, assim para as crianças como
para os educadores e familiares. A falta de treinamento adequado para as educadoras foi uma
limitação observada, sugerindo a necessidade de capacitações mais específicas para tratar com
a adaptação das crianças. O estudo destaca que a sociedade entre pais e escola, com
estratégias de acolhimento estruturadas, é necessário para conceber um ambiente eficiente e
acolhedor, facilitando a passagem para as crianças e promovendo um desenvolvimento
integral.
Descrição:
MELO, Alana Caroline de Santana. Processo de adaptação dos bebês em creche durante a primeira etapa da educação infantil. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.