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Processo de adaptação dos bebês em creche durante a primeira etapa da educação infantil

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dc.contributor.author Melo, Alana Caroline de Santana
dc.date.accessioned 2025-08-21T17:55:09Z
dc.date.available 2025-08-21T17:55:09Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.issn CDD 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34597
dc.description MELO, Alana Caroline de Santana. Processo de adaptação dos bebês em creche durante a primeira etapa da educação infantil. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa examina o seguimento de adaptação de crianças de 0 a 3 anos de idade em uma creche, com foco nas estratégias adotadas pelas educadoras e na contribuição entre pais e escola. Foi realizada uma revisão de literatura para explicar o tema e delimitar categorias chave, quanto a afetividade e a sintonia entre pais, crianças e educadores, onde promovem uma passagem mais tranquila para o âmbito escolar. A metodologia descritiva envolveu a aplicação de questionários com cinco professoras de uma creche do brejo paraibano, integrando abordagens quantitativas e qualitativas para uma análise completa das percepções e práticas das educadoras. Os resultados revelaram que a maioria das professoras considerou a adaptação das crianças um desafio devido ao choro constante e à ansiedade, princípios atribuídos à separação dos pais e ao novo âmbito escolar. Estratégias que a execução parcial de rotinas ajudou a diminuir a transição, ganhando a segurança das famílias e promovendo um acesso mais eficaz. Embora tenha sido identificada a relevância da participação dos pais, esta foi limitada, o que impactou o seguimento adaptativo das crianças. Conclui-se que a adaptação inicial na educação infantil é emotivamente exigente, assim para as crianças como para os educadores e familiares. A falta de treinamento adequado para as educadoras foi uma limitação observada, sugerindo a necessidade de capacitações mais específicas para tratar com a adaptação das crianças. O estudo destaca que a sociedade entre pais e escola, com estratégias de acolhimento estruturadas, é necessário para conceber um ambiente eficiente e acolhedor, facilitando a passagem para as crianças e promovendo um desenvolvimento integral. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Gillyane Dantas dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estratégias de acolhimento pt_BR
dc.subject Adaptação de bebês em creche pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Crianças de 0 a 3 anos pt_BR
dc.title Processo de adaptação dos bebês em creche durante a primeira etapa da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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