dc.contributor.author |
Melo, Alana Caroline de Santana |
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dc.date.accessioned |
2025-08-21T17:55:09Z |
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dc.date.available |
2025-08-21T17:55:09Z |
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dc.date.issued |
2024-11-21 |
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dc.identifier.issn |
CDD 372.21 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34597 |
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dc.description |
MELO, Alana Caroline de Santana. Processo de adaptação dos bebês em creche durante a primeira etapa da educação infantil. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa examina o seguimento de adaptação de crianças de 0 a 3 anos de idade em uma
creche, com foco nas estratégias adotadas pelas educadoras e na contribuição entre pais e
escola. Foi realizada uma revisão de literatura para explicar o tema e delimitar categorias
chave, quanto a afetividade e a sintonia entre pais, crianças e educadores, onde promovem
uma passagem mais tranquila para o âmbito escolar. A metodologia descritiva envolveu a
aplicação de questionários com cinco professoras de uma creche do brejo paraibano,
integrando abordagens quantitativas e qualitativas para uma análise completa das percepções
e práticas das educadoras. Os resultados revelaram que a maioria das professoras considerou a
adaptação das crianças um desafio devido ao choro constante e à ansiedade, princípios
atribuídos à separação dos pais e ao novo âmbito escolar. Estratégias que a execução parcial
de rotinas ajudou a diminuir a transição, ganhando a segurança das famílias e promovendo um
acesso mais eficaz. Embora tenha sido identificada a relevância da participação dos pais, esta
foi limitada, o que impactou o seguimento adaptativo das crianças. Conclui-se que a
adaptação inicial na educação infantil é emotivamente exigente, assim para as crianças como
para os educadores e familiares. A falta de treinamento adequado para as educadoras foi uma
limitação observada, sugerindo a necessidade de capacitações mais específicas para tratar com
a adaptação das crianças. O estudo destaca que a sociedade entre pais e escola, com
estratégias de acolhimento estruturadas, é necessário para conceber um ambiente eficiente e
acolhedor, facilitando a passagem para as crianças e promovendo um desenvolvimento
integral. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Gillyane Dantas dos Santos |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Estratégias de acolhimento |
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dc.subject |
Adaptação de bebês em creche |
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dc.subject |
Educação infantil |
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dc.subject |
Crianças de 0 a 3 anos |
pt_BR |
dc.title |
Processo de adaptação dos bebês em creche durante a primeira etapa da educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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