Resumo:
Uma iniciativa ecológica e educativa com diversos benefícios para a comunidade escolar é a implantação de horto medicinal em escolas. O horto medicinal pode ser uma iniciativa valiosa na educação ambiental e na promoção da saúde. Com o planejamento adequado, a seleção criteriosa das plantas, a infraestrutura e o envolvimento da comunidade escolar, o projeto poderá proporcionar inúmeros benefícios educacionais, sociais e ambientais. Diante disso, o presente trabalho, objetivou-se com este estudo implantar horta medicinal na Escola Integral Graça Barros localizada no município de Areial/Paraíba, Brasil como ferramenta para
preservar o conhecimento geral dos estudantes sobre as plantas medicinais e aliar esse conhecimento ao conhecimento das ciências naturais, promovendo assim a difusão do conhecimento popular sobre plantas medicinais na escola. A escola está localizada no município de Areial/PB, onde são atendidos cerca de 115 alunos pertencentes ao Ensino Fundamental II. Observou-se que criar uma horta medicinal não é apenas um acréscimo físico ao ambiente escolar, mas sim, uma poderosa ferramenta pedagógica que enriquece o currículo, estimula a sustentabilidade ambiental, favorece a saúde da comunidade e desenvolve habilidades essenciais nos estudantes representando um compromisso com a proteção do meio ambiente e a promoção de estilos de vida mais saudáveis, deixando um legado positivo para as futuras gerações.
Descrição:
MARTINS, Vivineide Diniz. Implantação de horta medicinal na escola integral graça barros em Areial-PB. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Lagoa Seca, 2024.