UEPB - Repositório Digital

Preparar para ensinar: os desafios na formação inicial docente para o ensino de espanhol para surdos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Martins, Marília
dc.date.accessioned 2025-08-29T16:20:24Z
dc.date.available 2025-08-29T16:20:24Z
dc.date.issued 2025-05-30
dc.identifier.other CDD 419
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34667
dc.description MARTINS, Marilia. Preparar para ensinar os desafios na formação inicial docente para o ensino de espanhol para surdos. 2025. 82f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A formação de professores para o ensino de Línguas Estrangeiras (LE) no contexto da educação inclusiva ainda enfrenta diversos desafios, especialmente quando envolve o ensino de Espanhol para pessoas surdas. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos licenciados do curso de Licenciatura Plena em Língua Espanhola no processo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante sua formação inicial, perpassando também os desdobramentos dessas dificuldades na formação continuada. Entre os objetivos específicos, destacam-se: 1) identificar as principais dificuldades encontradas na aprendizagem da Libras; 2) analisar os obstáculos enfrentados na execução das atividades propostas na disciplina; e 3) examinar a percepção dos discentes sobre a relevância dessa formação em sua futura prática docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. A geração de dados ocorreu por meio de um questionário composto por perguntas discursivas, aplicado a licenciandos e egressos. A fundamentação teórica está ancorada em autores que discutem a formação docente e a educação de surdos, como Oliveira (2021) que trata do ensino de espanhol para surdos e da formação inicial docente; Perlin (1998), acerca da cultura e identidade surda; e Strobel (2009) sobre a história da educação de surdos; entre outros. Os dados obtidos oferecem pistas importantes sobre como a Libras tem sido compreendida e experienciada pelos futuros professores de Espanhol, revelando aspectos que merecem maior atenção por parte das instituições formadoras. As reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho apontam para a necessidade de repensar práticas formativas que realmente preparem os licenciados para uma atuação inclusiva, abrindo caminhos para o aprofundamento da discussão sobre o ensino de línguas para surdos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Esp. Kívia Karla de Figueiredo Marinho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pt_BR
dc.subject Ensino de Lingua Espanhola pt_BR
dc.title Preparar para ensinar: os desafios na formação inicial docente para o ensino de espanhol para surdos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta