Resumo:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) constitui-se como um documento normativo que orienta a formulação e a adequação dos currículos em toda a Educação Básica brasileira. Esse documento atinge não somente o currículo, mas também aspectos relacionados ao currículo escolar, aos discentes e aos docentes. No decorrer deste trabalho, com o respaldo de teóricos reconhecidos nas áreas em questão, como Saviani (2009), Goodson (1995), Ghedin (2009), entre outros, serão abordados três eixos temáticos centrais: (a) a BNCC; (b) o currículo; e (c) a prática docente, com o intuito de alcançar o objetivo proposto. Nesse sentido, o presente trabalho tem como finalidade investigar a percepção dos professores de Letras- Língua Portuguesa acerca da relação entre a prática docente e o conjunto de exigências e diretrizes estabelecidas pela BNCC no que se refere ao componente de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia envolveu a realização de entrevistas com professoras de Língua Portuguesa atuantes na Escola Estadual Cidadã Técnica de Serra Branca. Os resultados obtidos indicam que, embora as docentes reconheçam a BNCC como um instrumento útil para o planejamento das aulas de Língua Portuguesa, sua adesão inicial às exigências do documento está majoritariamente vinculada à obrigatoriedade da lei.
Descrição:
SILVA, Vanessaa Keslly de Melo. A prática docente dos professores de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular: desafios e aproximações: desafios e aproximações. 2025. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.