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A prática docente dos professores de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular: desafios e aproximações

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dc.contributor.author Silva, Vanessa Keslly de Melo
dc.date.accessioned 2025-09-03T15:47:24Z
dc.date.available 2025-09-03T15:47:24Z
dc.date.issued 2025-06-03
dc.identifier.other CDD 375
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34694
dc.description SILVA, Vanessaa Keslly de Melo. A prática docente dos professores de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular: desafios e aproximações: desafios e aproximações. 2025. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) constitui-se como um documento normativo que orienta a formulação e a adequação dos currículos em toda a Educação Básica brasileira. Esse documento atinge não somente o currículo, mas também aspectos relacionados ao currículo escolar, aos discentes e aos docentes. No decorrer deste trabalho, com o respaldo de teóricos reconhecidos nas áreas em questão, como Saviani (2009), Goodson (1995), Ghedin (2009), entre outros, serão abordados três eixos temáticos centrais: (a) a BNCC; (b) o currículo; e (c) a prática docente, com o intuito de alcançar o objetivo proposto. Nesse sentido, o presente trabalho tem como finalidade investigar a percepção dos professores de Letras- Língua Portuguesa acerca da relação entre a prática docente e o conjunto de exigências e diretrizes estabelecidas pela BNCC no que se refere ao componente de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia envolveu a realização de entrevistas com professoras de Língua Portuguesa atuantes na Escola Estadual Cidadã Técnica de Serra Branca. Os resultados obtidos indicam que, embora as docentes reconheçam a BNCC como um instrumento útil para o planejamento das aulas de Língua Portuguesa, sua adesão inicial às exigências do documento está majoritariamente vinculada à obrigatoriedade da lei. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador. Prof. Me. Adeilson da Silva Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.title A prática docente dos professores de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular: desafios e aproximações pt_BR
dc.type Other pt_BR


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