Resumo:
Com o alto crescimento populacional, a demanda por alimentos é cada vez maior, atrelado a isso há também o aumento significativo no uso de recursos naturais, principalmente a água no processo de produção agrícola, onde 40% da produção mundial de alimentos são oriundas da prática da agricultura irrigada. Com todo o avanço tecnológico que temos, no setor agrícola não poderia ser diferente, hoje há no mercado vários sistemas que contribuem com o agricultor para a melhor administração de sua plantação. A automação tecnologia tem chegado ao meio agrícola cada vez mais forte reduzindo custos, maximizando
resultados, trazendo eficiência no manejo da irrigação. Quando juntamos essa tecnologia com um dimensionamento adequado tende a termos excelente retorno. O objetivo deste trabalho foi dimensionar e implantar um sistema de irrigação automático por aspersão para pastejo rotacionado no Cariri paraibano. O trabalho foi desenvolvido na Fazenda Coruja, na cidade de Barra de São Miguel - PB, a área utilizada foi de um hectare (10.000 m2) e a fonte de água para irrigação dos piquetes de capim buffel no pastejo rotacionado foi de poços artesianos. Realizou-se o dimensionamento do sistema de irrigação com todo o memorial de cálculos e a implantação com todos componentes em especial as válvulas solenoides utilizadas para controle automático da irrigação. Obteve-se excelentes resultados com o projeto, onde todos os setores funcionaram de forma satisfatória e principalmente a automação se mostrou extremamente eficiente e primordial para uma boa condução de manejo. Conclui-se que alcançou-se a eficiência esperada com o uso dos sistemas automáticos no manejo de controle da irrigação, proporcionando uma adequada aplicação de água no tempo e em quantidade necessária para um ótimo desenvolvimento da cultura implantada.
Descrição:
MACEDO, Jean Flaviel de Sousa. Dimensionamento e implantação de sistema de irrigação automático por aspersão em pastejo rotacionado no Cariri paraibano. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Lagoa Seca, 2025.