UEPB - Repositório Digital

Lúdico na prática: uma proposta de intervenção através do ensino de inglês no ensino fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sena, Dayanne Pereira de
dc.date.accessioned 2025-09-08T21:29:30Z
dc.date.available 2025-09-08T21:29:30Z
dc.date.issued 2025-06-04
dc.identifier.issn CDD 420.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34738
dc.description SENA, Dayanne Pereira de. Lúdico na prática: uma proposta de intervenção através do ensino de inglês no ensino fundamental II. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract As práticas educativas, os recursos didáticos e as metodologias de aprendizagem utilizadas pelo professor de língua inglesa no ensino dos mais variados conteúdos influenciam diretamente nas condições de aprendizagem construídas em sala de aula. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho busca analisar os benefícios da utilização do lúdico na prática de ensino da língua inglesa no ensino fundamental II e assim, refletir sobre os desafios que integram o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa, abordando o papel das metodologias pedagógicas na prática de ensino. Ainda, busca-se destacar os benefícios da utilização do lúdico enquanto recurso didático nas aulas de inglês no ensino fundamental II. A problemática reside na seguinte questão: Como a utilização de estratégias lúdicas pode melhorar o aprendizado da língua inglesa nas aulas do ensino fundamental II? Os procedimentos metodológicos utilizados para a escrita do trabalho possuem como base a pesquisa e revisão bibliográfica de autores que discutem e refletem acerca do tema. A temática deste estudo emergiu da trajetória no curso de Letras-Inglês. Os resultados comprovam que as atividades lúdicas oferecem múltiplas possibilidades para o ensino-aprendizagem de inglês no Ensino Fundamental II. Ao abordar o desenvolvimento da oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural — competências da BNCC —, a ludicidade se revela um recurso didático significativo, pois jogos, brincadeiras, teatro, músicas e outras estratégias estimulam os alunos a aprenderem de forma divertida em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Waldir Kennedy Nunes Calixto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Ensino fundamental II pt_BR
dc.title Lúdico na prática: uma proposta de intervenção através do ensino de inglês no ensino fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta