Resumo:
As práticas educativas, os recursos didáticos e as metodologias de aprendizagem
utilizadas pelo professor de língua inglesa no ensino dos mais variados conteúdos
influenciam diretamente nas condições de aprendizagem construídas em sala de aula.
Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho busca analisar os benefícios da
utilização do lúdico na prática de ensino da língua inglesa no ensino fundamental II e
assim, refletir sobre os desafios que integram o processo de ensino-aprendizagem da
língua inglesa, abordando o papel das metodologias pedagógicas na prática de
ensino. Ainda, busca-se destacar os benefícios da utilização do lúdico enquanto
recurso didático nas aulas de inglês no ensino fundamental II. A problemática reside
na seguinte questão: Como a utilização de estratégias lúdicas pode melhorar o
aprendizado da língua inglesa nas aulas do ensino fundamental II? Os procedimentos
metodológicos utilizados para a escrita do trabalho possuem como base a pesquisa e
revisão bibliográfica de autores que discutem e refletem acerca do tema. A temática
deste estudo emergiu da trajetória no curso de Letras-Inglês. Os resultados
comprovam que as atividades lúdicas oferecem múltiplas possibilidades para o
ensino-aprendizagem de inglês no Ensino Fundamental II. Ao abordar o
desenvolvimento da oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão
intercultural — competências da BNCC —, a ludicidade se revela um recurso didático
significativo, pois jogos, brincadeiras, teatro, músicas e outras estratégias estimulam
os alunos a aprenderem de forma divertida em sala de aula.
Descrição:
SENA, Dayanne Pereira de. Lúdico na prática: uma proposta de intervenção através do ensino de inglês no ensino fundamental II. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.