UEPB - Repositório Digital

Percepções éticas na jornada acadêmica em contabilidade: Um estudo aplicado aos estudantes de ciências contábeis da universidade estadual da paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Matos, Bruno Antonio do Nascimento
dc.date.accessioned 2025-09-09T13:04:15Z
dc.date.available 2025-09-09T13:04:15Z
dc.date.issued 2025-06-10
dc.identifier.other CDD 657.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34747
dc.description MATOS, Bruno Antonio do Nascimento. Percepções Éticas na Jornada Acadêmica em Contabilidade: Um Estudo Aplicado aos Estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo procura lançar um olhar mais sensível acerca das percepções éticas, que vão sendo moldadas ao longo da caminhada acadêmica dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A metodologia adotada seguiu uma abordagem quanti-qualitativa, por meio de um questionário estruturado aplicado a alunos, incluindo matriculados e concluintes. Os dados revelam, um cenário repleto de contrastes na formação ética dos estudantes de Ciências Contábeis. De um lado, brilha quase unanimemente o reconhecimento da ética como a bússola da prática contábil. De outro, pesa uma lacuna gritante: o ensino ético, ao longo da graduação, muitas vezes aparece como figurante, quando deveria ser protagonista. Nesse compasso, torna-se urgente repensar a forma como a ética é abordada no curso. Não basta decorar princípios; é preciso senti-los na pele, refletir sobre eles e, sobretudo, colocá-los à prova em situações concretas. Afinal, formar contadores vai muito além de ensinar números. É moldar profissionais que carreguem, no ofício, não só técnica apurada, mas também um olhar responsável e postura comprometida com os princípios mais nobres da profissão. Porque, no fim das contas, ética não é apenas matéria: é matéria-prima da confiança que sustenta a contabilidade. Palavras-chave: Percepções éticas, formação acadêmica, contabilidade, Ciências Contábeis. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Amanda Paulino Soares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Percepções éticas pt_BR
dc.subject Formação acadêmica pt_BR
dc.subject Contabilidade pt_BR
dc.subject Ciências contábeis pt_BR
dc.title Percepções éticas na jornada acadêmica em contabilidade: Um estudo aplicado aos estudantes de ciências contábeis da universidade estadual da paraíba pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta