Resumo:
O presente artigo apresenta as dificuldades que as pessoas com necessidades auditivas e os
docentes que atuam na educação inclusiva enfrentam ao ingressar no sistema regular de
ensino. Abordando a trajetória da educação inclusiva no Brasil, refletindo sobre os
preconceitos enfrentados pelas pessoas com necessidades especiais, como também os avanços
obtidos ao longo dos tempos no âmbito educacional. Na busca de expandir as discussões,
focamos na temática Educação Inclusiva de surdos no sistema regular, uma vez que nos
reportamos a analisar seus limites e possibilidades, como também os obstáculos enfrentados
ao longo da vida. Entretanto, através de uma análise da Educação Inclusiva dos surdos,
observamos vestígios de segregação, o que faz com que essa educação esteja na prática, ainda
distante da teoria. Para tanto, motivamo-nos a realizar uma pesquisa qualitativa, com base nas
leituras tecidas até aqui, com o intuito de verificar a educação inclusiva auditiva no contexto
educacional de Guarabira – PB. Participaram do estudo professoras do Centro Educacional
Edivardo Toscano, que atuam com crianças surdas. A coleta de dados foi realizada a partir de
questionários e observações. Os dados analisados e as observações tecidas no local
evidenciaram que apesar dos avanços da educação inclusiva, ainda encontramos vestígios de
exclusão, onde na prática percebemos que os professores não sentem-se preparados para atuar
na área, uma vez que ressaltam a importância da formação de professores e a carência de
recursos no ambiente escolar.
Descrição:
BARBOSA, N. G. L. C. A inclusão que ainda exclui. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.