UEPB - Repositório Digital

A inclusão que ainda exclui

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Niedja Gabriela Leite Cardoso
dc.date.accessioned 2014-04-22T11:40:49Z
dc.date.available 2014-04-22T11:40:49Z
dc.date.issued 2014-04-22
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3475
dc.description BARBOSA, N. G. L. C. A inclusão que ainda exclui. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo apresenta as dificuldades que as pessoas com necessidades auditivas e os docentes que atuam na educação inclusiva enfrentam ao ingressar no sistema regular de ensino. Abordando a trajetória da educação inclusiva no Brasil, refletindo sobre os preconceitos enfrentados pelas pessoas com necessidades especiais, como também os avanços obtidos ao longo dos tempos no âmbito educacional. Na busca de expandir as discussões, focamos na temática Educação Inclusiva de surdos no sistema regular, uma vez que nos reportamos a analisar seus limites e possibilidades, como também os obstáculos enfrentados ao longo da vida. Entretanto, através de uma análise da Educação Inclusiva dos surdos, observamos vestígios de segregação, o que faz com que essa educação esteja na prática, ainda distante da teoria. Para tanto, motivamo-nos a realizar uma pesquisa qualitativa, com base nas leituras tecidas até aqui, com o intuito de verificar a educação inclusiva auditiva no contexto educacional de Guarabira – PB. Participaram do estudo professoras do Centro Educacional Edivardo Toscano, que atuam com crianças surdas. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações. Os dados analisados e as observações tecidas no local evidenciaram que apesar dos avanços da educação inclusiva, ainda encontramos vestígios de exclusão, onde na prática percebemos que os professores não sentem-se preparados para atuar na área, uma vez que ressaltam a importância da formação de professores e a carência de recursos no ambiente escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kedna Karla Ferreira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.title A inclusão que ainda exclui pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta