dc.description.abstract |
É notável o crescimento expressivo da realização de eventos esportivos e de lazer, impulsionado pela crescente demanda por atividades que promovam a saúde, a integração social e o bem-estar. Na perspectiva pedagógica, esses eventos esportivos se tornam ainda mais relevantes, pois atuam como uma importante ferramenta facilitadora da construção de valores como cooperação, respeito, inclusão e solidariedade entre os envolvidos. Diante disso, o presente relato de experiência busca discutir a realização de um evento esportivo na perspectiva pedagógica, com enfoque na atuação do autor na comissão organizadora do primeiro torneio de Beach Tennis no departamento de Educação Física, realizado no contexto da disciplina “Estudos do Lazer”, tendo como objetivos identificar e analisar os aspectos técnicos e pedagógicos que foram desenvolvidos para a realização deste evento. As informações descritas no presente relato de experiência foram interpretadas na busca da compreensão dos impactos do evento no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos participantes, bem como sua contribuição para o fortalecimento do lazer e da integração social no contexto educacional. A experiência vivenciada como coordenador da Comissão de Animação durante o I Torneio de Beach Tennis evidenciou o papel central do lazer e da recreação na construção de um ambiente acolhedor, educativo e integrador. Através do planejamento e execução de atividades dinâmicas, foi possível promover momentos de interação social, fortalecer vínculos entre os participantes e tornar a vivência esportiva mais leve, lúdica e significativa. Em relação aos aspectos técnicos da organização do evento, destacamos a divisão de tarefas nas suas diferentes fases e a divisão do trabalho em diferentes comissões como pontos positivos. Em relação aos aspectos pedagógicos, destacamos o envolvimento da comunidade na organização do evento e o investimento no caráter lúdico das atividades. |
pt_BR |