Resumo:
Com as modificações constantes dos mercados e o poder de barganha das grandes redes varejistas, as micro e pequenas empresas (MPE‟s) buscam novos processos que agreguem maior valor na relação empresa-cliente. Surge nesse cenário o marketing de relacionamento, cuja finalidade é criar valor através da intimidade com o cliente. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral identificar se as micro e pequenas lojas varejistas de confecções da cidade de Patos-PB conhecem e utilizam o marketing de relacionamento, levando em consideração a importância de alinharem seus processos aos anseios dos consumidores para se adequarem as novas exigências do mercado. Para isso, adotou-se uma amostragem não probabilística por acessibilidade, em que a partir de um universo de 184 lojas, foi selecionada uma amostra de 53 lojas para a aplicação de um questionário. Os resultados encontrados mostram que a construção de relacionamentos está ligada ao atendimento ao público, sendo o vendedor fator primordial nessa relação. Algumas empresas ainda não investem no marketing de relacionamento devido aos altos custos demandados, e verificou-se que, o principal problema vivenciado refere-se à inadimplência e a troca de mercadorias após o prazo concedido pela loja.
Descrição:
ARAÚJO, A. S. A. Marketing de relacionamento nas micro e pequenas
empresas varejistas de confecções de Patos, PB. 2012. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.