UEPB - Repositório Digital

Marketing de relacionamento nas micro e pequenas empresas varejistas de confecções de Patos – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Anne Shirley de Assis
dc.date.accessioned 2014-04-22T22:43:45Z
dc.date.available 2014-04-22T22:43:45Z
dc.date.issued 2014-04-22
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.812
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3484
dc.description ARAÚJO, A. S. A. Marketing de relacionamento nas micro e pequenas empresas varejistas de confecções de Patos, PB. 2012. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Com as modificações constantes dos mercados e o poder de barganha das grandes redes varejistas, as micro e pequenas empresas (MPE‟s) buscam novos processos que agreguem maior valor na relação empresa-cliente. Surge nesse cenário o marketing de relacionamento, cuja finalidade é criar valor através da intimidade com o cliente. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral identificar se as micro e pequenas lojas varejistas de confecções da cidade de Patos-PB conhecem e utilizam o marketing de relacionamento, levando em consideração a importância de alinharem seus processos aos anseios dos consumidores para se adequarem as novas exigências do mercado. Para isso, adotou-se uma amostragem não probabilística por acessibilidade, em que a partir de um universo de 184 lojas, foi selecionada uma amostra de 53 lojas para a aplicação de um questionário. Os resultados encontrados mostram que a construção de relacionamentos está ligada ao atendimento ao público, sendo o vendedor fator primordial nessa relação. Algumas empresas ainda não investem no marketing de relacionamento devido aos altos custos demandados, e verificou-se que, o principal problema vivenciado refere-se à inadimplência e a troca de mercadorias após o prazo concedido pela loja. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Odilon Avelino da Cunha pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Marketing de relacionamento pt_BR
dc.title Marketing de relacionamento nas micro e pequenas empresas varejistas de confecções de Patos – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta