Resumo:
O presente trabalho analisa a importância do lúdico como prática de aprendizagem
na educação infantil, o mesmo demonstra que ao se trabalhar ludicamente não esta
abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados a
criança. Abordando de forma mais detalhada seu conceito, além do papel das
brincadeiras e jogos como práticas pedagógicas. Demonstra-se, ainda, a definição e
tipos de jogos e brincadeiras, como também o imensurável benefício que estes
propiciam às crianças, onde os compete desenvolver a criatividade destas, com o
intuito de aperfeiçoar o desenvolvimento de cada uma delas. Optamos por uma
pesquisa bibliográfica onde nos reportamos aos teóricos: Kishimoto,(1997);
Piaget,(1978); Vygotsky,(1998).E finalmente chegamos a conclusão de como é
importante a utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, desde que
haja um planejamento adequado das atividades que deverão ser introduzidas no
espaço escolar.
Descrição:
VIEIRA, A. C. da. S. O lúdico como prática pedagógica para a aprendizagem na educação infantil. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.