Resumo:
Falar de formação de professores é falar de algo tão antigo quanto atual, tão explorado quanto
desconhecido, tão banal quanto fundamental – substantivos que se contrapõem e ao mesmo
tempo se completam, apontando um caminho tortuoso. O debate sobre a profissionalização
docente não é recente, e nas últimas décadas se intensificou devido as iniciativas de
reestruturação curricular das Escolas Normais e dos cursos de pedagogia, com as experiências
de novos cursos de formação em nível superior de formação. O presente artigo, oriundo de
uma minuciosa pesquisa bibliográfica, procurará apresentar uma síntese histórica da evolução
da profissão docente no Brasil, iniciando-se a partir da chegada dos Jesuítas, as mudanças
feitas pelo Marquês de Pombal, a chegada da Corte Real ao Brasil, a elaboração da primeira
constituição em 1824, deixando claro que todos devem ter acesso a educação gratuitamente,
perpassando pelo ensino da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, bem
como a situação atual frente à nova LDB.
Descrição:
SILVA, J. F. da. Pressupostos históricos da formação de professores no Brasil. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.