dc.contributor.author |
Silva, Jaciane Fernandes da |
|
dc.date.accessioned |
2014-05-05T18:06:33Z |
|
dc.date.available |
2014-05-05T18:06:33Z |
|
dc.date.issued |
2014-05-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3521 |
|
dc.description |
SILVA, J. F. da. Pressupostos históricos da formação de professores no Brasil. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Falar de formação de professores é falar de algo tão antigo quanto atual, tão explorado quanto
desconhecido, tão banal quanto fundamental – substantivos que se contrapõem e ao mesmo
tempo se completam, apontando um caminho tortuoso. O debate sobre a profissionalização
docente não é recente, e nas últimas décadas se intensificou devido as iniciativas de
reestruturação curricular das Escolas Normais e dos cursos de pedagogia, com as experiências
de novos cursos de formação em nível superior de formação. O presente artigo, oriundo de
uma minuciosa pesquisa bibliográfica, procurará apresentar uma síntese histórica da evolução
da profissão docente no Brasil, iniciando-se a partir da chegada dos Jesuítas, as mudanças
feitas pelo Marquês de Pombal, a chegada da Corte Real ao Brasil, a elaboração da primeira
constituição em 1824, deixando claro que todos devem ter acesso a educação gratuitamente,
perpassando pelo ensino da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, bem
como a situação atual frente à nova LDB. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.title |
Pressupostos históricos da formação de professores no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |