Resumo:
O tema central abordado ao longo deste trabalho será a pedagogia de projetos. Através do uso
dessa metodologia o processo de ensino e aprendizagem ocorre de forma diferente e se
contrapões à pedagogia de contornos tradicionais. Pressupõe a participação ativa e integrada
de professores e alunos, além da comunidade em alguns casos, cujas ações pedagógicas estão
voltadas para alcançar os objetivos respaldados na perspectiva do ensino pela descoberta, pela
pesquisa, pela indagação sobre o objeto de estudo. A pedagogia de projetos vem adquirindo
seu lugar no espaço escolar, por refere-se a um novo meio de trabalhar os conteúdos e/ou
conhecimentos de forma integrada. O objetivo deste trabalho é analisar de forma reflexiva o
papel da pedagogia de projetos na prática escolar e qual a sua contribuição para a construção
de novas aprendizagens, no sentido de se erradicar a prática puramente conteudista e criar
possibilidades para uma aprendizagem dinâmica, que rompa as barreiras dos conteúdos
fragmentados. Como metodologia essa pedagogia visa oportunizar ao educando uma visão
ampla e crítica sobre qualquer tema de estudado. Para tanto nos debruçando no estudo da
relação que a pedagogia de projetos tem com a interdisciplinaridade. Essa relação se
estabelece a partir do momento em que a interdisciplinaridade torna-se uma estratégia para
tratar e abordar os conteúdos escolares. O trabalho que ora se apresenta é fruto da pesquisa
bibliográfica, utilizando como instrumentos livros e artigos científicos, que contribuíram para
construir o referencial teórico necessário para discutir criticamente a temática desse trabalho.
Descrição:
SANTOS, T. P. dos. A pedagogia de projetos como possibilidade metodológica de dinamização do pocesso de ensino-aprendizagem. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.