UEPB - Repositório Digital

A pedagogia de projetos como possibilidade metodológica de dinamização do pocesso de ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Thuanny Pontes dos
dc.date.accessioned 2014-05-05T18:10:33Z
dc.date.available 2014-05-05T18:10:33Z
dc.date.issued 2014-05-05
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3525
dc.description SANTOS, T. P. dos. A pedagogia de projetos como possibilidade metodológica de dinamização do pocesso de ensino-aprendizagem. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O tema central abordado ao longo deste trabalho será a pedagogia de projetos. Através do uso dessa metodologia o processo de ensino e aprendizagem ocorre de forma diferente e se contrapões à pedagogia de contornos tradicionais. Pressupõe a participação ativa e integrada de professores e alunos, além da comunidade em alguns casos, cujas ações pedagógicas estão voltadas para alcançar os objetivos respaldados na perspectiva do ensino pela descoberta, pela pesquisa, pela indagação sobre o objeto de estudo. A pedagogia de projetos vem adquirindo seu lugar no espaço escolar, por refere-se a um novo meio de trabalhar os conteúdos e/ou conhecimentos de forma integrada. O objetivo deste trabalho é analisar de forma reflexiva o papel da pedagogia de projetos na prática escolar e qual a sua contribuição para a construção de novas aprendizagens, no sentido de se erradicar a prática puramente conteudista e criar possibilidades para uma aprendizagem dinâmica, que rompa as barreiras dos conteúdos fragmentados. Como metodologia essa pedagogia visa oportunizar ao educando uma visão ampla e crítica sobre qualquer tema de estudado. Para tanto nos debruçando no estudo da relação que a pedagogia de projetos tem com a interdisciplinaridade. Essa relação se estabelece a partir do momento em que a interdisciplinaridade torna-se uma estratégia para tratar e abordar os conteúdos escolares. O trabalho que ora se apresenta é fruto da pesquisa bibliográfica, utilizando como instrumentos livros e artigos científicos, que contribuíram para construir o referencial teórico necessário para discutir criticamente a temática desse trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Clévia Suyene Cunha de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pedagogia de projetos pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.title A pedagogia de projetos como possibilidade metodológica de dinamização do pocesso de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta