dc.description.abstract |
Este estudo visa demonstrar a importância do uso consciente do crédito nas micro, pequenas e médias empresas. Com a facilidade de crédito disponível no mercado, tendo em vista a grande variedade, torna-se perigoso utilizar-se de qualquer tipo para finalidade diversa, desconsiderando critérios de boas práticas de gestão. O objetivo deste trabalho é analisar formas de otimização do uso do crédito na gestão empresarial. Quanto a metodologia o estudo classifica-se como bibliográfica e documental, e quanto ao tipo em explicativa e qualitativa, limitando-se as micro, pequenas e médias empresas. Procurou-se evidenciar o processo de concessão de crédito para possível geração de informações necessárias a aperfeiçoar os métodos de gestão, potencializando a efetividade operacional. Foi evidenciado que para otimizar o uso do crédito de forma consciente, as empresas devem possuir autoconhecimento, referente a realidade administrativa e financeira. É necessário gerir de forma organizada as próprias finanças, fato que inclui planejamento e controle e também conhecer a sistemática do processo creditório no mercado. A solução financeira ideal é obtida mediante a identificação do setor de atividade e as necessidades gerais e específicas da organização. Com base no estudo foram sugeridas recomendações de melhoria factíveis, que viabilizem a adaptação aos controles corporativos e contribuam para equilíbrio financeiro. Entende-se que os objetivos apresentados foram alcançados, tendo em vista que as soluções sugeridas podem auxiliar os administradores no processo de tomada de decisão, minimizando erros, corrigindo práticas corporativas, facilitando a relação com parceiros, clientes e o mercado. |
pt_BR |