Resumo:
Este artigo apresenta o relato da experiência de Estágio Supervisionado em Serviço Social, através da qual foi desenvolvido um projeto de intervenção sócio-pedagógico, junto ao grupo de mulheres “Radio Patroa”, do CRAS do Jeremias, da cidade de Campina Grande/PB, executado no período de 27 de junho de 2013 a 05 de setembro de 2013. O projeto objetivou promover - através de atividades sócio-educativas - o acesso do grupo ao conhecimento sobre temas atinentes à cidadania e aos direitos sociais, tendo como referência o cotidiano próprio das usuárias e buscando, com isto, estimular o pensamento e o protagonismo crítico das mesmas, sendo abordadas as seguintes temáticas: cidadania e direitos, violência doméstica e uso indevido de drogas. As principais estratégias didático-pedagógicas foram as palestras, oficinas, dinâmicas e discussões de grupo e apresentação de vídeos. Os resultados mais relevantes foram a ampliação do universo informacional das mulheres acerca das temáticas trabalhadas e o estímulo a um maior protagonismo das mesmas nas lutas por seus direitos de cidadania.
Descrição:
SANTOS, K. E. A.dos. Intervenção de estágio no CRAS do Jeremias: construindo o protagonismo crítico das mulheres do "Rádio Patroa". 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]