Resumo:
Este trabalho refere-se a relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência
na modalidade futebol no âmbito do progama de extensão Escolinha do DEF do
Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB,
Campina Grande – PB, no segundo semestre do ano de 2012. Tendo como público alvo
crianças de 9 a 12 anos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de
ambos os sexos. As aulas aconteceram no campo de futebol do Departamento. As ações
foram iniciadas através de um diagnóstico com o objetivo de conhecer a atual realidade
do local, material didático pedagógico e o valor físico e técnico dos alunos matriculados
na modalidade, para elaboração da sequencia pedagógica. As aulas direcionaram-se no
intuito de afastar os alunos de tudo que possa contribuir para o envolvimento no mundo
do crime e das drogas. Essa experiência demonstrou que o ensino coletivo, além de
trabalhar as relações interpessoais, permite obter resultados de aprendizagem
satisfatórios no âmbito do esporte. O programa contribuiu para despertar nas crianças
fatores importantes, como o respeito a regras, inclusive com o próprio local de
atividades no departamento, deixando o ambiente limpo e conservado; em quadra
demonstravam maior respeito com os colegas e professores,, evitando dessa forma
violência em campo, esboçando que realmente aprenderam um futebol que se joga na
vida . Podemos assim, afirmar que o programa cooperou para o desenvolvimento
integral das crianças, assumindo um papel inclusivo, buscando a integração desse
sujeito na sociedade.
Descrição:
SOUZA, S. M. P. de. O futebol como agente inclusivo: um trabalho com crianças do PETI no Programa da Escolinha do DEF. 2013. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.