UEPB - Repositório Digital

Matemática e música: a música como recurso didático para o ensino e aprendizagem de matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lira, Christianne Torres
dc.date.accessioned 2012-10-10T12:15:32Z
dc.date.available 2012-10-10T12:15:32Z
dc.date.issued 2012-10-10
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/368
dc.description LIRA, C. T. Matemática e música: a música como recurso didático para o ensino e aprendizagem de matemática. 2010. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho traz uma abordagem das conexões existentes entre a matemática e a música, que se iniciou desde a Grécia antiga com a necessidade de complementação recíproca entre essas duas ciências. Foram identificados os benefícios causados pela música, tal qual o surgimento de diversos conteúdos matemáticos necessários para os estudos musicais. Defende-se a música como um recurso didático para o ensino e aprendizagem de matemática, tendo em vista que a matemática é uma ciência complexa e abstrata que, se tratada estabelecendo conexões com temas transversais, tais como a música, causaria uma agradável aceitação e melhor compreensão dos conteúdos. Foram observadas experiências em sala de aula de educadores que se utilizaram da música como metodologia para o ensino/aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos do fundamental, como também foi possível vivenciar experiências em sala, observando a veracidade de a música atuar como facilitadora, por despertar interesse nos alunos. No entanto a música não é apenas facilitadora de aprendizagem, mas ela desenvolve diversas habilidades na criança, como o raciocínio lógico e rápido. Especialistas afirmam que aprendizagem matemática sem música é chance desperdiçada (GIRARDI, 2004). Portanto é necessário saber se utilizar da música para o ensino de matemática, desde que não a torne desapropriada ao contexto inserido, isso pode gerar apenas hábitos, mecanismos, deixar de lado a criatividade. A música deve ser utilizada em um contexto maior para o aluno vivenciar toda a história que a envolve. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Matemática e música: a música como recurso didático para o ensino e aprendizagem de matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta