Resumo:
Neste trabalho elaboramos uma proposta didática com os conteúdos do bloco Tratamento da Informação, voltados para o tema transversal “Trabalho e Consumo”, desenvolvendo atividades contextualizadas, utilizando matérias de mídia, para análise de informações em tabelas e gráficos. Aplicamos em uma turma do 9º ano (4º ciclo) do Ensino Fundamental, utilizando a Modelagem como ambiente de aprendizagem. Foram levantados dados em determinadas áreas profissionais para contextualizar interesses dos alunos. Incentivando a construir conceitos e desenvolver procedimentos de maneira autônoma, procedimentos estes direcionados para coletar, organizar e avaliar dados em situações do cotidiano. Além disso, os alunos foram responsáveis por elaborar pesquisas e obter conclusões para as mesmas, trabalhando em grupos. Após essa abordagem, podemos perceber como o ambiente de Modelagem motiva e contribui para o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula, além de possibilitar a integração das disciplinas escolares e como o conteúdo de Estatística pode despertar o lado critico dos alunos, levando-as a observar aplicações desses conteúdos fora da sala de aula.
Descrição:
CARVALHO, E. M.
O ensino de estatística no 4º ciclo do fundamental utilizando ambiente de modelagem. 2010. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.