Resumo:
A política de educação no Brasil se construiu de forma diferenciada, uma educação para os filhos da elite e outra para os filhos da classe trabalhadora. Só a partir da Constituição Federal de 1988 a educação passa a ser reconhecida com direito de todos e, consequentemente, dever do Estado. O presente trabalho que é fruto de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo objetivo foi analisar o processo/trabalho do assistente social a partir da percepção dos pais ou responsáveis pelos alunos (as) e da equipe multiprofissional da Escola Municipal José Virgínio de Lima, situada no município de Campina Grande/PB. A partir dos dados colhidos evidenciou-se que o Serviço Social apesar de sua grande contribuição no processo educacional cotidiano ainda é pouco solicitado, tendo em vista que os pais ou responsáveis pelos discentes buscam resolverem os conflitos por conta própria, com os professores (as) e através da direção da unidade escolar. Por outro lado, o fato dos profissionais procurarem buscar solucionar os problemas que surgem na sala de aula sozinhos, mesmo que muitas vezes não tenham o arcabouço teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo suficiente, distanciando-se, portanto, de uma prática de caráter interdisciplinar.
Descrição:
NASCIMENTO, M. D. M. do. A percepção da equipe multiprofissional e dos pais ou responsáveis pelos discentes da escola municipal José Virgínio de Lima acerca do processo de trabalho do Assistente Social. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.