UEPB - Repositório Digital

As dificuldades de aprendizagem das operações aritméticas básicas no 7º ano do Ensino Fundamental: Números inteiros relativos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Alane Gomes de Albuquerque
dc.date.accessioned 2012-10-10T12:16:43Z
dc.date.available 2012-10-10T12:16:43Z
dc.date.issued 2012-10-10
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/370
dc.description NASCIMENTO, A. G. de A. As dificuldades de aprendizagem das operações aritméticas básicas no 7º ano do Ensino Fundamental. 2010. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. pt_BR
dc.description.abstract A dificuldade dos aluno(a)s do 7º ano do ensino fundamental na aprendizagem dos Números Inteiros, principalmente quando é abordado o conteúdo dos números negativos e suas operações aritméticas fundamentais, tem despertado a atenção de muitos professores de matemática a procurar uma proposta didática que facilite essa aprendizagem. O conteúdo de Operações Aritméticas básicas permeia toda a vida acadêmica do(a) aluno(a) e é indispensável o seu aprendizado, pois do contrário o(a) aluno(a) terá sempre dificuldade para assimilar outros conteúdos da Matemática. O caminho utilizado para a elaboração deste trabalho foi à revisão bibliográfica em livros, revistas, internet, artigos e uma pesquisa junto aos 36 alunos de uma das turmas do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jardirene Oliveira de Souza, localizada na cidade de Aroeiras-PB. Com tantas mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito da educação, é de fundamental importância que o professor procure inovações em seus métodos de ensino, buscando novas metodologias e novos recursos didáticos para envolver e estimular os alunos nas aulas de Matemática, já que esta é considerada por muito, uma das mais difíceis disciplinas e conseqüentemente sendo uma das grandes responsáveis pelo fracasso escolar. O processo de ensino aprendizagem de forma lúdica através de jogos permite que o aluno aprecie o momento como algo interessante, desafiador e divertido. Esta pesquisa permitiu concluir que um dos fatores marcantes da dificuldade que os alunos possuem ao trabalhar, principalmente com as operações aritméticas fundamentais com os Inteiros (negativos e positivos) essencialmente com as regras de sinais, é a ausência da aplicação concreta, e o jogo utilizado na sala de aula fez com que o grau de dificuldade diminuísse com respeito a esse aspecto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Números inteiros pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.title As dificuldades de aprendizagem das operações aritméticas básicas no 7º ano do Ensino Fundamental: Números inteiros relativos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta