Resumo:
Consiste este trabalho num estudo sobre os números complexos. No primeiro capítulo é reali zada uma breve i ntrodução a cerca dos números complexos, mostrando um pouco sobre como os professores (as) vêm mi nistrando as aulas
sobre os referidos números. No segundo capítulo é tratado sobre o ensino de matemática, abordando alguns dos problemas que contribuem para o fraco
desempenho dos alunos em matemática. Já no terceiro capítulo é feita uma abordagem histórica sobre os números complexos e também apresentada a bibliografia do matemático Carl Friedrich Gauss. Enquanto que no quarto capítulo é
reservado ao estudo dos números complexos, sua definição e as operações na forma algébrica e na forma trigonométrica. E no quinto capítulo é discorrido sobre a
aplicação dos números complexos na vida cotidiana, evidenciando a importância de apresentar aos alunos (as) de que forma são usados determi nados assuntos de matemática estudados na escola. Finalizando com o sexto capítulo apresentando as
considerações finais.
Descrição:
BARBOSA, R. B.
Números complexos: ensino, história e conteúdo. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.