Resumo:
Este trabalho objetiva avaliar algumas das atuações didáticas envolvidas no ensino contextualizado da Trigonometria e introduzir na sala de aula o ensino de conteúdos trigonométricos aplicados a situações do cotidiano, resultado de uma experiência de ensino realizada por professores em formação através de mini-cursos aplicados em uma turma no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida – PRATA do município de Campina Grande – PB com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID. Utilizamos como embasamento teórico para o presente relato estudos voltados aos recursos didáticos (SANT’ANNA & SANT’ANNA, 2004) e tecnologias (SAMPAIO & LEITE, 2004) na sala de aula. Os resultados obtidos durante a vivência evidenciam uma aprendizagem significativa e maior envolvimento dos alunos nas aulas por meio da participação em atividades teóricas vinculadas à prática.
Descrição:
SOUZA, D. M. O ensino da trigonometria a partir de atividades práticas: Razões trigonométricas. 2010. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.