Resumo:
Neste Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma proposta de projeto interdisciplinar no ensino do conteúdo de trigonometria em nível de 9º ano do Ensino Fundamental, abordaremos em conjunto com os professores de Geografia, História, Religião o desenvolvimento histórico, político, cultural, social, físico e econômico do Egito antigo. A necessidade de se trabalhar com projetos no processo ensino-aprendizagem da matemática justifica a realização deste trabalho. O papel do professor neste contexto é de fundamental importância, pois ele tem a competência de criar as estratégias que serão trabalhadas, como também, é ele que disponibiliza os materiais que auxiliam na construção do projeto, fazendo assim, a construção do conhecimento que acontece através da mediação entre professor e aluno; e aluno com aluno, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio matemático. Dessa forma, vemos os conceitos de razão e proporção, Teorema de Tales e aplicações, como também o estudo da trigonometria. Assim, incentivamos a criatividade e a formação dos pensamentos dos alunos para a compreensão de conteúdos matemáticos, fazendo com que os mesmos se envolvam com mais intensidade no processo ensino-aprendizagem e gerando desta forma, a interdisciplinaridade entre as disciplinas de História, Geografia, Religião, Artes e Português.
Descrição:
COSTA NETO, D. P. da. Dando corda na trigonometria. 2011. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.