Resumo:
O presente trabalho é fruto de uma das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES. Esse projeto foi realizado no PREMEN, com uma turma do 1º ano do ensino médio. Trabalhamos o conceito e o conteúdo de funções através de situações cotidianas como compra de frutas, vestuário, corrida de táxi, dentre outras. Para isto, desenvolvemos uma apresentação no programa Flash e apresentamos, com o auxílio do Data show e notebook aos alunos. No desenvolvimento deste projeto percebemos que conseguimos gerar nos alunos mais motivação na aprendizagem do conteúdo, provocando nos mesmos uma maior interação e proporcionando um momento dinâmico na construção de conhecimentos. Dando continuidade a este projeto desenvolvemos um segundo momento aplicado na mesma escola agora com uma turma do 3º ano, também sobre funções, porém acrescentando as funções do 2º grau e enfatizando a construção e interpretação dos gráficos. Para isto utilizamos o programa Graphmática, onde o aluno foi induzido a fazer reflexões sobre os gráficos, permitindo assim uma melhor visualização e compreensão dos mesmos.
Descrição:
SANTOS, J. C. Uma abordagem das funções de 1º e 2º grau através
de situações cotidianas e do uso das novas tecnologias. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.