Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o nível de aderência aos temas ligados à
área gerencial, sugeridos na literatura internacional, nas ementas das disciplinas dos cursos de
Ciências Contábeis das Universidades Estaduais Brasileiras com base nas concepções de
Hesford et al. (2007) e Shields (1997). A amostra selecionada foi composta por 15
universidades que apresentaram seus componentes curriculares e ementas em sites ou através
da solicitação por e-mail. Através da análise de conteúdo foram avaliadas as disciplinas do
âmbito gerencial, classificadas em: Contabilidade de Custos, Análise de Custos,
Contabilidade Gerencial, Controladoria, Orçamento e, buscando condensar em uma
tipificação única as demais disciplinas da área gerencial, optou-se por uma classificação
denominada “Outras”. Os resultados revelam que as disciplinas de Contabilidade de Custos e
Controladoria são as únicas presentes em todas as estruturas curriculares. Na avaliação
concernente aos tópicos abordados nas disciplinas, os quais foram categorizados em “Custos”,
“Controle Gerencial” e “Outros tópicos específicos”, pode-se observar maior incidência dos
conteúdos relativos ao tópico “Custos”. A universidade que apresenta maior amplitude em
relação aos conteúdos distribuídos nos tópicos é a Universidade de São Paulo - USP com 92%
de aderência aos conteúdos. Entre os conteúdos avaliados, apenas o benchmarking,
classificado em “Outros tópicos específicos”, não se faz presente em nenhuma das ementas
avaliadas e “Controle internacional”, classificado em “Controle gerencial” é apresentado
apenas na USP. No geral, mais de 50% das universidades abordam a maioria dos conteúdos
avaliados, revelando que as Instituições de Ensino Superior Estaduais apresentam tendência a
seguir os padrões sugeridos na literatura internacional.
Descrição:
MACÊDO, L. C. B. de. Avaliação das ementas das disciplinas relacionadas à área
gerencial: um estudo em universidades públicas estaduais no Brasil. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]