dc.description.abstract |
O seguinte relato traz a experiência como bolsista da Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID), com atuação na Escola Estadual PREMEM em Campina Grande na Paraíba, nos meses de junho de 2010 à abril de 2011, onde foram realizadas algumas atividades das quais foram desenvolvidos e aplicados mini cursos abordando o conteúdo funções trigonométricas: seno, cosseno e tangente. Com objetivo de suprir algumas dificuldades apresentadas por alunos da referida escola, detectadas através de pesquisa realizada à priori, dentre essas dificuldades temos a visualização gráfica das funções seno, cosseno e tangente. Desde então o mini curso foi realizado em dois momentos dos quais: O primeiro momento realizou-se no laboratório de informática, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer o software Geogebra, saber um pouco sobre a história da trigonometria, ver algumas aplicações das funções trigonométricas no cootidiano e realizar algumas atividades com auxílio do Geogebra. No segundo momento foram aplicadas atividades referentes as fuções seno, cosseno e tangente utilizando o Geogebra 3.0, como ferramenta de ensino na matemática, neste momento os alunos eram instruídos a resolver algumas atividades para que os demais visualizassem com auxílio do datashow. Através de aulas mais dinâmicas conseguimos atrair a atenção e o interesse dos alunos para um conteúdo que era tido pelos alunos como um dos mais complicados a se entender, principalmente em questão a visualização dos gráficos. |
pt_BR |