UEPB - Repositório Digital

Tecnologia no ensino da matemática: o Geogebra como ferramenta na visualização gráfica das funções trigonométricas fundamentais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Luanna da Cunha
dc.date.accessioned 2012-10-10T12:21:07Z
dc.date.available 2012-10-10T12:21:07Z
dc.date.issued 2012-10-10
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/375
dc.description SOARES, L. da C. Tecnologia no ensino da matemática: o Geogebra como ferramenta na visualização gráfica das funções trigonométricas fundamentais. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O seguinte relato traz a experiência como bolsista da Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID), com atuação na Escola Estadual PREMEM em Campina Grande na Paraíba, nos meses de junho de 2010 à abril de 2011, onde foram realizadas algumas atividades das quais foram desenvolvidos e aplicados mini cursos abordando o conteúdo funções trigonométricas: seno, cosseno e tangente. Com objetivo de suprir algumas dificuldades apresentadas por alunos da referida escola, detectadas através de pesquisa realizada à priori, dentre essas dificuldades temos a visualização gráfica das funções seno, cosseno e tangente. Desde então o mini curso foi realizado em dois momentos dos quais: O primeiro momento realizou-se no laboratório de informática, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer o software Geogebra, saber um pouco sobre a história da trigonometria, ver algumas aplicações das funções trigonométricas no cootidiano e realizar algumas atividades com auxílio do Geogebra. No segundo momento foram aplicadas atividades referentes as fuções seno, cosseno e tangente utilizando o Geogebra 3.0, como ferramenta de ensino na matemática, neste momento os alunos eram instruídos a resolver algumas atividades para que os demais visualizassem com auxílio do datashow. Através de aulas mais dinâmicas conseguimos atrair a atenção e o interesse dos alunos para um conteúdo que era tido pelos alunos como um dos mais complicados a se entender, principalmente em questão a visualização dos gráficos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Núbia do Nascimento Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Tecnologia no ensino da matemática: o Geogebra como ferramenta na visualização gráfica das funções trigonométricas fundamentais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta