UEPB - Repositório Digital

Reflexões teóricas e propostas metodológicas voltadas ao ensino e aprendizagem das operações com divisão de fração

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Ailton Diniz de
dc.date.accessioned 2012-10-10T12:23:23Z
dc.date.available 2012-10-10T12:23:23Z
dc.date.issued 2012-10-10
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/377
dc.description OLIVEIRA, A. D. de. Reflexões teóricas e propostas metodológicas voltadas ao ensino e aprendizagem das operações com divisão de fração. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho se propôs a estudar as dificuldades enfrentadas pelos alunos do 6º ano no processo de aprendizagem do conteúdo de divisão de fração. Percebe-se que em pleno século XXI a maioria dos alunos não consegue entender a matemática que é ensinada nas escolas. Dentro desta perspectiva este trabalho focalizou a divisão de fração através de uma reflexão teórica e propôs sugestões metodológicas que possibilitassem uma maior eficácia na aprendizagem dos alunos, na busca da compreensão de um conteúdo que é considerado de difícil assimilação. Para o desenvolvimento deste trabalho consultamos durante a pesquisa outros tipos de fontes, tais como livros revistas e documentos, vídeos aulas e sites. Constatou-se que esse conteúdo é ensinado de forma puramente mecânica e descontextualizada, onde os alunos não conseguem aprender com êxito, eles decoram as regras faz os exercícios e avaliações mais não sabem o que significa, nem o que estão fazendo. Constatou-se também que esse assunto é assimilado superficialmente, pois na aula seguinte o aluno já esqueceu tudo. Por fim, foram propostas sugestões e alternativas teóricas em busca de uma melhor metodologia voltada para o ensinoaprendizagem do conteúdo de divisão de fração no 6º ano que permitissem identificar situações problemas do cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Matemática - Operações pt_BR
dc.title Reflexões teóricas e propostas metodológicas voltadas ao ensino e aprendizagem das operações com divisão de fração pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta