Resumo:
Na sociedade tecnológica onde produtos da ciência estão cada vez mais
presentes no cotidiano, torna-se imprescindível que haja compreensão por parte
de usuários acerca dos riscos e benefícios trazidos por esses produtos.O sistema
educativo formal brasileiro estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação – LDB Nº 9.396, promulgada no dia 20 de dezembro de 1996 - tem
como pressuposto a formação do indivíduo vinculada ao trabalho e a prática
social, a cidadania que, na visão de Santos e Schnetzler (2003, p. 47), refere-se
a“[...] participação dos indivíduos na sociedade,” e “[...] para o cidadão efetivar sua
participação comunitária, é necessário que ele disponha de informações”.O
processo de ensino e aprendizagem, de modo geral, pode instrumentalizar o
estudante no sentido da conquista da cidadania, trazendo informações que
possam contribuir para a tomada de decisão frente às questões relacionadas com
a utilização de produtos oriundos da indústria química, por exemplo. Acredita-se
que se conteúdos específicos fossem tratados na perspectiva Ciência, Tecnologia,
Sociedade e Meio Ambiente - CTSA poderiam construir concepções adequadas às
demandas da atualidade.Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo
buscar elementos para verificar se a prática pedagógica utilizada na abordagem
do conteúdo específico cinética química, vem sendo articulada com o enfoque
CTSA. O método de procedimento usado foi o analítico-descritivo e o instrumento
de coleta de informações, o questionário, aplicado para estudantes dos 3º Anos da
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira. A
análise dos dados obtidos foi realizada com a técnica de frequência de respostas.
Observou-se vários aspectos, dentre eles, a falta de articulação do enfoque CTSA
com o conteúdo de cinética química.
Descrição:
LOPES, J. A. O Ensino de cinética química na perspectiva CTSA no Ensino Básico. 2013. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.