Resumo:
Em um século de consideráveis avanços tecnológicos e relações sociais
diversas, o meio ambiente tem sido constantemente evidenciado. No sentido de que
cada dia mais se destaca a necessidade de convivência sustentável, entre o homem
e a natureza. É de competência ao meio educacional trabalhar de modo
interdisciplinar e fazendo com que cada cidadão contribua integralmente com o
processo de sustentabilidade. Como objetivo principal desta pesquisa, pretendemos
avaliar o nível de conhecimento dos professores do município de Sumé/PB em
relação à temática educação ambiental, com relevante papel em vista a contribuir na
formação de cada professor e consequentemente de seu alunado, como via de
desenvolvimento da consciência ambiental nas pessoas. O instrumento de análise
da pesquisa ao modo qualitativo contém seis indagações aos professores na
modalidade de ensino fundamental II, em diversas disciplinas, procurando-se
diagnosticar informações sobre a abordagem em sala, suas definições e leis e como
tais educadores contribuem para sustentabilidade do planeta. Observou-se,
portanto, que estes educadores conhecem, porém, pouco se enfatiza em sala de
aula, o que só acontece de modo isolado e não constante. Precisa-se ser mais
persistente, aprimorar projetos, fazer com esta se torne fator decisivo na vida de
cada cidadão, para juntos agir e habitar um planeta ecologicamente correto.
Descrição:
SILVA, M. A. R. da.
Avaliação do nível de conhecimento dos
professores do município de Sumé/PB em relação à
temática educação ambiental (EA). 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.