Resumo:
O presente estudo consiste em um relato de experiência a partir da minha vivencia no Estágio
Supervisionado. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental de
Aplicação da rede estadual da cidade de Campina Grande – PB, tendo como público alvo
turmas do 6º ao 8º ano, com idade entre 11 e 14 anos, do turno da manhã. Durante as aulas no
estágio, percebemos que a maioria dos alunos estavam desmotivados em participar das aulas
de educação física e também tinham uma certa rejeição em praticar outra atividade que não
fosse futebol e baleada. Diante disso, utilizamos a recreação como conteúdo durante nossas
aulas no estágio, com o intuito de, através do lúdico, obter a participação mais efetiva dos
estudantes e diminuir o hábito dos mesmos em praticar apenas essas duas modalidades.
Acreditamos que a recreação exerce um importante papel no desenvolvimento nos aspectos
emocional, psíquico, social e cognitivo das crianças. Utilizamos como instrumento para a
elaboração desse trabalho coleta de dados 04 (quatro) planos de aula, observação dos
participantes, artigos científicos e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica. Durante o
estágio constatamos mudanças significativas em relação ao comportamento dos alunos como
o respeito diante aos estagiários e colegas.
Descrição:
TORQUATO, E. O. A recreação como conteúdo no Estágio Supervisionado. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.