Resumo:
A realidade do mundo atual é marcada por um acelerado desenvolvimento
tecnológico e científico, sendo essencial que as práticas educativas passem por
transformações para acompanhar essa evolução. A sociedade atual, necessita de
conhecimentos para serem capazes de tomar decisões, participar de discussões e
dos rumos que a ciência e a tecnologia apresentam. Daí a necessidade de
incorporar na prática do professor o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade
e questões ambientais) que foi introduzido no currículo de ciências desde a década
de 70 e vem sendo foco de discussão na atualidade. No entanto, muitas pesquisas
apontam que a formação do professor ainda é um obstáculo para que o ensino de
Química na perspectiva CTSA seja uma prática em sua vivência. Nesse sentido, a
presente pesquisa tem como objetivo investigar entre os professores de 8 (oito)
escolas públicas de Campina Grande – PB, quais as suas concepções e práticas
para o trabalho envolvendo a abordagem CTSA no Ensino de Química. Trata-se de
uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa, na qual, foi aplicado, como
instrumento de coleta de dados, o questionário a 15 professores e teve como critério
de escolha o fato de serem as maiores escolas da cidade e também por serem
contempladas pelo PIBID (Programa de Iniciação á Docência) apoiado pela UEPB.
Os resultados da pesquisa apontam que poucos professores trabalham com o
enfoque CTSA nas aulas de Química, além disso a grande maioria dos entrevistados
não tiveram formação necessária para o trabalho em sala de aula com essa
tendência pedagógica de ensino, como também a falta de tempo para planejar
atividades, o desestímulo no trabalho docente e a falta de material pedagógico.
Descrição:
SOARES, J. F.
Diagnóstico das concepções e práticas de professores de Química para o trabalho com a perspectiva CTSA no contexto de Educação Básica. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.