Resumo:
O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa que procurou colocar em discussão a prática do profissional do serviço social frente à política de educação oferecida pela rede estadual de ensino da Paraíba. O objetivo principal foi analisar as condições de trabalho dos assistentes sociais educacionais na rede pública estadual de Campina Grande/PB. Para tanto, o instrumento utilizado no levantamento de dados foi à realização de entrevistas semi-estruturadas com os profissionais, bem como, toda a revisão de literatura necessária para o referencial teórico. O universo da pesquisa contemplou quatro assistentes sociais da rede estadual de ensino, que proporcionaram, com a sua sábia contribuição, o entendimento do papel do serviço social na educação, papel este que deve ser cumprido com toda a ética e incansável luta que faz parte dessa categoria. Portanto, ser assistente social da rede estadual é acreditar que todo o avanço da profissão proporciona um projeto ético-político que deve ser colocado em prática constantemente.
Descrição:
PAIVA, J. de M. Serviço social e educação: uma análise das condições de trabalho dos assistentes sociais da rede estadual de ensino de Campina Grande-PB. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011. [Artigo]