Resumo:
O estágio supervisionado é uma oportunidade para o aluno estagiário vivenciar o ambiente
escolar, o qual será seu futuro local de trabalho. Este relato de experiência tem como objetivo
discutir sobre a importância do Estágio Supervisionado como via de construção do referencial
de docência, na formação inicial do professor, como também refletir sobre a sua influência na
prática dessa profissão. As reflexões contidas neste trabalho foram subsidiadas por meio de
pesquisas bibliográficas e dos relatos de experiências vivenciadas no campo do estágio
supervisionado em ensino de Biologia. Utilizei estratégias didáticas diversificadas, para
facilitar o aprendizado dos alunos nas escolas campo de estágio, dentre as quais: Aula
expositiva e dialogada. As aulas foram planejadas com antecedência, para se estruturar da
melhor forma possível a apresentação, de acordo com os temas que foram ministrados e
turmas nas quais foram ministradas. No decorrer da experiência realizada, constatei que para
ser professor, precisa-se de muita dedicação, estudo, disciplina e principalmente aptidão para
praticar a profissão. O estágio supervisionado em minha formação foi de grande relevância,
foi a partir dele que consegui unir toda a base teórica de ensino adquirida durante o curso de
graduação em Ciências Biológicas à prática de ensino no campo de estágio. A vivência do
estágio supervisionado é fundamental para o amadurecimento do potencial do aluno estagiário
com o intuito de desenvolver suas capacidades técnicas e cognitivas objetivando a prática ou
não da profissão professor. O professor deve formar-se com a intenção de formar cidadãos
críticos, que perguntem, indaguem sobre o que ocorre no mundo em que vivem para benefício
pessoal e da coletividade.
Descrição:
ARAÚJO, J. A. de. O Estágio Supervisionado como meio de construção do referencial de docência. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.