UEPB - Repositório Digital

O Estágio Supervisionado como meio de construção do referencial de docência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Jeovane Andrade de
dc.date.accessioned 2014-05-27T14:19:58Z
dc.date.available 2014-05-27T14:19:58Z
dc.date.issued 2014-05-27
dc.identifier.other CDD 371. 225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3822
dc.description ARAÚJO, J. A. de. O Estágio Supervisionado como meio de construção do referencial de docência. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado é uma oportunidade para o aluno estagiário vivenciar o ambiente escolar, o qual será seu futuro local de trabalho. Este relato de experiência tem como objetivo discutir sobre a importância do Estágio Supervisionado como via de construção do referencial de docência, na formação inicial do professor, como também refletir sobre a sua influência na prática dessa profissão. As reflexões contidas neste trabalho foram subsidiadas por meio de pesquisas bibliográficas e dos relatos de experiências vivenciadas no campo do estágio supervisionado em ensino de Biologia. Utilizei estratégias didáticas diversificadas, para facilitar o aprendizado dos alunos nas escolas campo de estágio, dentre as quais: Aula expositiva e dialogada. As aulas foram planejadas com antecedência, para se estruturar da melhor forma possível a apresentação, de acordo com os temas que foram ministrados e turmas nas quais foram ministradas. No decorrer da experiência realizada, constatei que para ser professor, precisa-se de muita dedicação, estudo, disciplina e principalmente aptidão para praticar a profissão. O estágio supervisionado em minha formação foi de grande relevância, foi a partir dele que consegui unir toda a base teórica de ensino adquirida durante o curso de graduação em Ciências Biológicas à prática de ensino no campo de estágio. A vivência do estágio supervisionado é fundamental para o amadurecimento do potencial do aluno estagiário com o intuito de desenvolver suas capacidades técnicas e cognitivas objetivando a prática ou não da profissão professor. O professor deve formar-se com a intenção de formar cidadãos críticos, que perguntem, indaguem sobre o que ocorre no mundo em que vivem para benefício pessoal e da coletividade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.title O Estágio Supervisionado como meio de construção do referencial de docência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta