Resumo:
A solidificação dos laços entre empresas e clientes tem sido observada como uma tendência
atual de mercado devido à percepção das empresas nos benefícios que tais laços podem trazer,
utilizando-se para tal estratégias ligadas ao marketing de relacionamento. Notando-se com
isto o uso de ferramentas que auxiliem na construção destas relações, sendo uma delas os
chamados Sistemas de Informação. O presente trabalho tem como objetivo principal
compreender como o sistema de informação pode influenciar o marketing de relacionamento.
Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, baseada na análise documental e
na análise de conteúdo realizada por meio de entrevistas junto a funcionários de uma agência
do Banco do Brasil localizada no município de Santa Terezinha-PE. Apesar de a referida
agência fazer uso dos sistemas SISBB, GA e Plataforma de Negócios, apenas o último destes
foi considerado no presente trabalho visto que o mesmo é o mais utilizado e apresenta maior
relevância no que diz respeito ao desenvolvimento do relacionamento entre a organização e
seus clientes. Dessa forma conclui-se que o sistema de informação influencia de maneira
positiva o marketing de relacionamento, visto que a organização estudada aplica as técnicas
de relacionamento com o auxilio do sistema de informações, tomando como base as
informações contidas no mesmo.
Descrição:
ANDRADE, I. S. L. Sistema de informação e marketing de relacionamento: um estudo de caso em uma agência bancária no município de Santa Terezinha - PE. 2012. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.