Resumo:
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com os idosos do Grupo Alegria de Renascer do SESC Açude Velho na cidade de Campina Grande/PB. A mesma teve por objetivo geral analisar quais as repercussões dessa participação para qualidade de vida de seus participantes e como objetivos específicos traçar o perfil dos idosos participantes do Grupo Alegria de Renascer; verificar o que as/os idosas (os) pensam sobre o Grupo; e, identificar as atividades realizadas no Grupo. Tratou-se de uma pesquisa de campo, descritivo-analítica, realizada através de uma abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 10 idosos participantes do Grupo Alegria de Renascer do SESC Açude Velho e os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e da observação.
A partir da análise das entrevistas entendemos que a inserção da população idosa no grupo tem contribuído para um envelhecimento saudável, ativo e tornado os dias de seus participantes mais felizes, através das atividades realizadas com os/as idosos/as participantes. Diante disto, conclui-se que as atividades desenvolvidas pelo SESC junto aos grupos de terceira idade têm funcionado como um fomento à inclusão dessas pessoas na sociedade, à sua valorização e promoção, conforme pede e prevê o projeto inicial lançado pela Instituição para esses grupos.
Descrição:
GUIMARÃES, I. Grupo de convivência e qualidade de vida na terceira idade: em foco o grupo Alegria de Renascer do SESC/ Campina Grande-PB. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo]