Resumo:
Atualmente, com o aumento da competitividade entre as empresas, a gestão ambiental surgiu
como uma oportunidade de se obter lucro através de ações que preservem a natureza. Sendo
assim, as empresas precisam se adequar às novas tendências do mercado com aplicação de
estratégias de gestão ambiental, que se exploradas de maneira correta conduzem à identificar
as oportunidades e obter vantagens competitivas. O objetivo dessa pesquisa é compreender
como as práticas de Gestão Ambiental desenvolvidas pelo Verdegreen Hotel atuam como
estratégias de marketing para obtenção de vantagens competitivas. O Sistema de Gestão
Ambiental baseado na ISO 14001 melhora o desempenho ambiental das empresas permitindo
ampliação e maior controle das ações. A ISO 14001 é responsável por conduzir à organização
dentro do SGA que estará certificado, estruturado e integrado às atividades de gestão da
empresa. Partindo de uma abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, foram
obtidos dados através de entrevistas semiestruturada e análise documental. Ao analisar os
dados coletados, identificou-se duas fases do hotel, uma antes e outra depois da
implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Foi possível observar que após a
implementação do SGA houve um melhor desempenho ambiental e a obtenção de vantagens
competitivas, tais como: redução do consumo de água e energia elétrica, redução de resíduos
sólidos, incremento na satisfação dos hóspedes, melhoria na imagem do hotel perante a
sociedade, diferenciação dos outros hotéis da região, aumento da demanda e fidelização de
clientes.
Descrição:
RAMOS, M. R. Gestão Ambiental e vantagem competitiva: estudo de caso no Hotel Verdegreen. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.