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Gestão Ambiental e vantagem competitiva: estudo de caso no Hotel Verdegreen

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dc.contributor.author Ramos, Messias Rodrigues
dc.date.accessioned 2014-06-02T11:03:54Z
dc.date.available 2014-06-02T11:03:54Z
dc.date.issued 2014-06-02
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.408
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3891
dc.description RAMOS, M. R. Gestão Ambiental e vantagem competitiva: estudo de caso no Hotel Verdegreen. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, com o aumento da competitividade entre as empresas, a gestão ambiental surgiu como uma oportunidade de se obter lucro através de ações que preservem a natureza. Sendo assim, as empresas precisam se adequar às novas tendências do mercado com aplicação de estratégias de gestão ambiental, que se exploradas de maneira correta conduzem à identificar as oportunidades e obter vantagens competitivas. O objetivo dessa pesquisa é compreender como as práticas de Gestão Ambiental desenvolvidas pelo Verdegreen Hotel atuam como estratégias de marketing para obtenção de vantagens competitivas. O Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 melhora o desempenho ambiental das empresas permitindo ampliação e maior controle das ações. A ISO 14001 é responsável por conduzir à organização dentro do SGA que estará certificado, estruturado e integrado às atividades de gestão da empresa. Partindo de uma abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, foram obtidos dados através de entrevistas semiestruturada e análise documental. Ao analisar os dados coletados, identificou-se duas fases do hotel, uma antes e outra depois da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Foi possível observar que após a implementação do SGA houve um melhor desempenho ambiental e a obtenção de vantagens competitivas, tais como: redução do consumo de água e energia elétrica, redução de resíduos sólidos, incremento na satisfação dos hóspedes, melhoria na imagem do hotel perante a sociedade, diferenciação dos outros hotéis da região, aumento da demanda e fidelização de clientes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ayalla Cândido Freire pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sistema de Gestão Ambiental pt_BR
dc.subject Verdegreen Hotel pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Vantagem competitiva pt_BR
dc.title Gestão Ambiental e vantagem competitiva: estudo de caso no Hotel Verdegreen pt_BR
dc.type Other pt_BR


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