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Este trabalho tem como objetivo conhecer a importância da reflexão ética no trabalho do assistente social na área educacional. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa exploratória e descritiva quanto aos fins, e estudo de caso, bibliográfico e documental quanto aos meios. Os sujeitos da pesquisa foram 03 profissionais do serviço social na educação de duas escolas públicas municipais de Campina Grande PB. Foram coletados dados por meio de questionários, de análise da literatura e de documentos, e estes dados foram analisados de forma qualitativa, por meio de dedução, comparação e reflexão. Por meio da pesquisa, observou-se que, a partir da reflexão ética, há uma aproximação com as demandas sociais e o real discernimento sobre suas necessidades, embora sejam observados também indícios de prática mecanicista e falta de compressão na associação entre a teoria e a prática educacional, assim como a diferenciação entre a ética propriamente dita e o código de ética do assistente social. De acordo com a pesquisa, percebe-se que o profissional deve buscar sempre conhecer e se atualizar frente às mudanças cotidianas, já que ele está transitando em várias zonas de conhecimento frente à realidade social, pois inserir-se na área da educação com o conhecimento necessário para relacionar sua prática profissional com a teoria, poderá ser um fator determinante para uma atuação profissional que contribua na construção de uma educação comprometida com a formação de sujeitos sociais. |
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